Se você está obrigado a declarar imposto de renda, saiba quais são os documentos principais a serem enviados para a pessoa que fará sua declaração.
INFORMAÇÕES - BÁSICOS
1) NOME COMPLETO
2) DATA DE NASCIMENTO
3) ENDEREÇO COMPLETO
4) TELEFONE FIXO SE HOUVER E CELULAR - E-mail (opcional)
5) PROFISSÃO
6) CPF DO CONJUGE SE HOUVER
7) TITULO DE ELEITOR (informação opcional)
DOCUMENTOS A FORNECER
1) INFORME DE RENDIMENTOS
Se o seu rendimento for pago pelo INSS e não tiver o informe, poderá obte-lo no site https://extrator.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml:jses . Caso não tenha experiência com informática, podemos emitir seu informe INSS e para isso nos informe o número do benefício (instrução para clientes que fazem sua declaração com nosso escritório).
Para os que possuem empregos com registro devem procurar a pessoa responsável pelo RH da empresa onde trabalha e solicitar o informe de rendimentos.
Se sua fonte de renda for aluguel então deverá fornecer o nome, CPF e valor que seu inquilino pagou durante o ano anterior. Lembrando que esse tipo de rendimento teria que ser declarado e importado do programa CARNE LEÃO da Receita Federal. Esse tipo de rendimento tem que ser calculado mensalmente e recolhido imposto de renda na fonte caso atinha o limite estabelecido pela legislação do imposto de renda. Essa informação também vale para médicos, dentistas e todos os profissionais liberais.
2) INFORME BANCÁRIO
Peça ao gerente de seu banco ou baixe-o através do aplicativo internet de seu banco. Nesse informe constarão os valores de conta corrente, poupança, aplicações e valores creditados com ganhos de aplicações que deverão ser lançados no programa do imposto de renda.
3) BENS A DECLARAR
3.1) VEÍCULOS
Deverá informar numero do RENAVAM do veículo, de preferência enviar uma cópia do CRV (documento veículo). Informe o nome, CPF ou CNPJ de quem comprou. Se foi financiado informe também os dados do financiamento tais como:- quantidade e valor das parcelas, vencimento da primeira parcela. Como foi a entrada da compra, se em dinheiro informe valor, se foi dado outro veículo como entrada informar os dados do outro veículo (renavam, placas, etc). Se possível envie uma imagem da nota fiscal da compra ou o contrato de compra.
3.2) IMÓVEIS (terras, casas, apartamento, etc)
Informe todos os dados do imóvel. Em caso de dúvida envie uma cópia/foto do documento de compra e venda ou da escritura. Informar número do IPTU e em caso de área rural os dados do INCRA. No caso de imóveis com construções, informar além da área total do imóvel, também informar a área construída.
Se o bem foi financiado, informe como foi a entrada da compra. Para financiamentos bancários ou sistema SFH enviar extrato de pagamentos fornecido pelo banco.
4) PAGAMENTOS EFETUADOS
Enviar principalmente os informes ou comprovantes de pagamento de escolas, cursos, médiso, dentistas, planos de saúde. Todos os comprovantes devem ter o CPF ou CNPJ da empresa ou pessoa que recebeu os valores. Algumas despesas são dedutíveis do cálculo do imposto e assim poderá reduzir seu imposto a pagar e até mesmo restituir o que foi recolhido durante o ano anterior.
INFORMATIVO NOVACONT - 18/04/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário